ÍNDICE
1. Introdução
2. Objectivos
3.Público alvo
4.Modalidade
5.Inscrições
6. Sistema de competição
7. Calendarização
8. Prémios
9. Regulamento de Futsal
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Torneio Futsal– Ano Lectivo
2013 / 2014
1. INTRODUÇÃO
É inquestionável a importância
da prática desportiva para o saudável crescimento das crianças e dos jovens. O
Desporto, para além de proporcionar um desenvolvimento ao nível das capacidades
coordenativas e condicionais, apresenta um cenário rico em comportamentos
sociais, confrontando o jovem com a importância de valores como a cooperação e
o respeito por princípios e regras.
É nesta perspectiva que a
Escola, como espaço pedagógico por excelência, reúne as condições necessárias
para que, ao nível do Desporto, se perspective uma formação desportiva a médio
- longo prazo. Neste sentido, queremos, com esta proposta, proporcionar aos
jovens um espaço desportivo que seja capaz de mobilizar toda a comunidade
escolar e que se traduza numa actividade apelativa capaz de influenciar
positivamente o gosto pela prática desportiva. Assim, não queremos deixar de
dar início, a um projecto que pretendemos que, futuramente, se desenvolva e se
alargue a novas modalidades, indo ao encontro das premissas consignadas no
Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo da ESM. Nesta perspectiva,
apelamos à comunidade escolar (alunos) que não deixe de aderir a esta
iniciativa.
2. OBJECTIVOS
Com a realização do Torneio de
Futsal pretendemos:
Promover uma formação desportiva a médio prazo, através de
uma proposta complementar às actividades já desenvolvidas no âmbito da Educação
Física e do desporto escolar;
Fortalecer e fomentar, através da modalidade proposta, a
relação entre a educação física que é proporcionada pelas escola e a que é
desenvolvida pelo desporto escolar e associativismo desportivo.
Criar um envolvimento entre as diversas turmas ,
proporcionando um intercâmbio entre os alunos da ESM;
Promover uma iniciativa capaz de
ser apelativa para os jovens. Esperamos conseguir notoriedade e visibilidade em torno da prática desportiva.
3. Turmas
O Torneio de Futsal da ESM têm como público-alvo jovens de ambos
os sexos que frequentam o ensino secundário desta instituição. Por conseguinte,
é nosso intuito envolver todas as turmas da Escola Secundária de Monserrate.
4. MODALIDADE
Futsal
5.INSCRIÇÕES
5.1. Podem inscrever-se no
Torneio, alunos de ambos os sexos, matriculados na ESM e com a situação escolar
devidamente regularizada.
5.2.Os alunos a inscrever
terão de pertencer à mesma turma.
5.3. Excepcionalmente podem ser constituídas equipas de turmas diferentes, desde que nas respetivas turmas não existam, cinco alunos do sexo masculino.
5.4. Feminino: as equipas femininas poderão ser constituídas por alunas de qualquer turma, desde que não apresentem mais do que 3 alunas pertencentes à equipa de futsal feminino da ESM (Desporto Escolar).
5.3. Excepcionalmente podem ser constituídas equipas de turmas diferentes, desde que nas respetivas turmas não existam, cinco alunos do sexo masculino.
5.4. Feminino: as equipas femininas poderão ser constituídas por alunas de qualquer turma, desde que não apresentem mais do que 3 alunas pertencentes à equipa de futsal feminino da ESM (Desporto Escolar).
5.5. A data limite de inscrição das equipas é 8 de Dezembro.
6.SISTEMA DE COMPETIÇÃO
O Torneio de Futsal será realizado em três fases:
Fase Grupos 1 ( por ano de
escolaridade) e Fase grupos 2 (inter anos de escolaridade) e Fase Final.
6.1 FASE DE GRUPOS 1
O objectivo será apurar as equipas de cada ano de
escolaridade. Pretende-se que o torneio chegue a toda a comunidade escolar(alunos),
pelo que os quadros competitivos deverão ser abrangentes.
6.2 FASE
GRUPOS 2
Os grupos serão constituídos de forma a que cada um
deles englobe equipas de todos os anos de escolaridade (10º, 11º e 12ºano).Tem
por objetivo final o apuramento das equipas para disputar a fase final.
6.3. FASE FINAL
Tem por
objetivo o apuramento das equipas vencedoras do torneio.
7. CALENDARIZAÇÃO
CALENDARIZAÇÃO
|
ACTIVIDADE
|
Outubro de 2013
|
Apresentação do projecto à Escola
|
Inscrições
|
Até 8 Dezembro
|
De Janeiro 2014 a Março 2014
|
Realização da Fase Grupos 1 e 2
|
Março e Abril 2014
|
Realização da Fase Final
|
8. PRÉMIOS
8.1. Serão atribuídos prémios a
todos os alunos participantes na final.
9. REGULAMENTO -CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPAS /CONDIÇÕES
PARA A REALIZAÇÃO DOS JOGOS
9.1 Cada
equipa deverá ser constituída por um número máximo de 10 e mínimo de 5 alunos e
um delegado ;
9.2 Em jogo
serão admitidos, por equipa, cinco jogadores de campo, sendo um o guarda-redes;
9.3 Para que
se possa realizar um jogo cada equipa deverá apresentar-se com um número mínimo
de 5 jogadores;
9.4 O não
cumprimento do ponto 9.3 implicará a atribuição de uma falta de comparência, o
que resultará na atribuição de uma derrota de 5 – 0 .
9.5. Os jogos terão o seu início no máximo com 5 minutos de tolerância sobre a hora marcada.
9.5. Os jogos terão o seu início no máximo com 5 minutos de tolerância sobre a hora marcada.
9.6.A falta
de comparência de uma equipa a um jogo, implica o seu afastamento imediato
da competição.
9.7. Nenhum jogo poderá prosseguir se uma das
equipas ficar reduzida a menos de 3 jogadores, nesse caso, o resultado final
será aquele que se verificar no momento da paragem do jogo.
9.8. A alteração do calendário de jogos só é
possível de comum acordo das equipas.O pedido de alteração da data de terá de
ser comunicado á organização no prazo mínimo de oito dias de antecedência.
9.6. DURAÇÃO DOS JOGOS
9.6.1. O
Jogo será composto por 2 períodos de 15 minutos, com 5 minutos de intervalo;
9.6.2 Não
haverá lugar a pedidos de descontos de tempo;
9.6.3 O tempo de jogo é controlado pela mesa na
modalidade de “tempo corrido” sem paragens, excepto quando o jogo for
interrompido por razões que o justifiquem (lesão de um jogador, bola fora muito
afastada do recinto de jogo, esclarecimento à mesa e outras situações que o
árbitro entenda necessárias).
9.7. EQUIPAMENTOS DOS JOGADORES
9.7.1 Os jogadores devem utilizar equipamento
uniforme (camisola, calção, meias e sapatilhas), sendo obrigatório a utilização
de caneleiras.
10. REGRAS DE JOGO
10.1.O Jogo será regulamentado pelas regras
oficiais do Futsal, da responsabilidade da Federação Portuguesa de Futebol, com
a aplicação dos seguintes pontos:
10.2.O
lançamento lateral é realizado com o pé com a bola no local em que saiu do espaço de jogo;
10.3.Nas
reposições de bola em jogo e na marcação de livres o jogador adversário deverá estar
colocado a pelo menos 5 metros da bola;
10.4.Na
reposição da bola em Jogo com a mão pelo guarda-redes se a bola entrar
directamente na baliza adversária não é considerado golo;
10.5.Os
golos podem ser marcados de qualquer parte do campo, incluindo as áreas dos
guarda-redes;
10.6.No caso de empate no fim do tempo regulamentar,
será vencedora a equipa mais disciplinada (número de pontos no jogo)
10.6.1.PENALIZAÇÕES:
- Por cada cartão
vermelho,1 pontos;
10.7. FALTAS E COMPORTAMENTO ANTI-DESPORTIVO
Em caso de comportamento anti-desportivo por parte
de um aluno, o árbitro poderá expulsá-lo do jogo. Neste caso, o aluno não
poderá voltar a jogar no mesmo encontro nem sentar-se no banco de suplentes,
podendo ser substituído imediatamente por um jogador suplente.
10.8. CLASSIFICAÇÃO / PONTUAÇÃO
Para a classificação final serão
aplicados os seguintes critérios de pontuação:
Vitória: 3
pontos;
Empate: 2
Pontos;
Derrota: 1 Ponto ;
Falta de Comparência: excluído
10.8.1. FORMAS DE DESEMPATE
Em caso de igualdade pontual entre duas ou mais
equipas serão aplicados os seguintes critérios de desempate:
A equipa que tiver maior pontuação nos jogos disputados entre as equipas empatadas;
.A equipa
mais disciplinada;
A equipa que
tiver maior número de golos marcados;
A equipa que
tiver menor número de golos sofridos;
A equipa que
tiver maior diferença entre golos marcados e sofridos nos jogos entre as
equipas empatadas;
A equipa que tiver maior diferença entre golos
marcados e sofridos no total dos jogos realizados entre todas as equipas.
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