Regulamento

ÍNDICE
1. Introdução
2. Objectivos
3.Público alvo
4.Modalidade
5.Inscrições
6. Sistema de competição  
7. Calendarização
8. Prémios
9. Regulamento de Futsal  


____________________________________________________________________  Torneio Futsal– Ano Lectivo 2013 / 2014

1. INTRODUÇÃO

É inquestionável a importância da prática desportiva para o saudável crescimento das crianças e dos jovens. O Desporto, para além de proporcionar um desenvolvimento ao nível das capacidades coordenativas e condicionais, apresenta um cenário rico em comportamentos sociais, confrontando o jovem com a importância de valores como a cooperação e o respeito por princípios e regras.
É nesta perspectiva que a Escola, como espaço pedagógico por excelência, reúne as condições necessárias para que, ao nível do Desporto, se perspective uma formação desportiva a médio - longo prazo. Neste sentido, queremos, com esta proposta, proporcionar aos jovens um espaço desportivo que seja capaz de mobilizar toda a comunidade escolar e que se traduza numa actividade apelativa capaz de influenciar positivamente o gosto pela prática desportiva. Assim, não queremos deixar de dar início, a um projecto que pretendemos que, futuramente, se desenvolva e se alargue a novas modalidades, indo ao encontro das premissas consignadas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo da ESM. Nesta perspectiva, apelamos à comunidade escolar (alunos) que não deixe de aderir a esta iniciativa.

2. OBJECTIVOS

Com a realização do Torneio de Futsal pretendemos:
Promover uma formação desportiva a médio prazo, através de uma proposta complementar às actividades já desenvolvidas no âmbito da Educação Física e  do desporto escolar;
Fortalecer e fomentar, através da modalidade proposta, a relação entre a educação física que é proporcionada pelas escola e a que é desenvolvida pelo desporto escolar e associativismo desportivo.
Criar um envolvimento entre as diversas turmas , proporcionando um intercâmbio entre os alunos da ESM;
Promover uma iniciativa capaz de ser apelativa para os jovens. Esperamos conseguir notoriedade e  visibilidade em torno da prática desportiva.

3. Turmas

O Torneio de Futsal da ESM  têm como público-alvo jovens de ambos os sexos que frequentam o ensino secundário desta instituição. Por conseguinte, é nosso intuito envolver todas as turmas da Escola Secundária de Monserrate.

4. MODALIDADE

Futsal

5.INSCRIÇÕES

5.1. Podem inscrever-se no Torneio, alunos de ambos os sexos, matriculados na ESM e com a situação escolar devidamente regularizada.
5.2.Os alunos a inscrever terão de pertencer à mesma turma.
5.3. Excepcionalmente podem ser constituídas equipas de turmas diferentes, desde que nas respetivas turmas não existam,  cinco alunos do sexo masculino.
5.4. Feminino: as equipas femininas poderão ser constituídas por alunas de qualquer turma, desde que não apresentem mais do que 3 alunas pertencentes à equipa de futsal feminino da ESM (Desporto Escolar).
5.5. A data limite de inscrição das equipas é 8 de Dezembro.


6.SISTEMA DE COMPETIÇÃO
O Torneio de Futsal será realizado em três fases: Fase  Grupos 1 ( por ano de escolaridade)  e Fase grupos 2 (inter anos de escolaridade) e Fase Final. 

6.1 FASE DE GRUPOS 1

O objectivo será apurar as equipas de cada ano de escolaridade. Pretende-se que o torneio chegue a toda a comunidade escolar(alunos), pelo que os quadros competitivos deverão ser abrangentes.
6.2 FASE  GRUPOS 2

Os grupos serão constituídos de forma a que cada um deles englobe equipas de todos os anos de escolaridade (10º, 11º e 12ºano).Tem por objetivo final o apuramento das equipas para disputar a fase final.

6.3. FASE FINAL
 Tem por objetivo o apuramento das equipas vencedoras do torneio.


7. CALENDARIZAÇÃO
CALENDARIZAÇÃO
ACTIVIDADE
Outubro de 2013
Apresentação do projecto à Escola
Inscrições
Até 8 Dezembro
De Janeiro 2014 a Março 2014
Realização da Fase Grupos 1 e 2
Março e Abril 2014
Realização da Fase Final


8. PRÉMIOS

8.1. Serão atribuídos prémios a todos os alunos participantes na final. 

9. REGULAMENTO -CONSTITUIÇÃO DAS EQUIPAS /CONDIÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DOS JOGOS

9.1 Cada equipa deverá ser constituída por um número máximo de 10 e mínimo de 5 alunos e um delegado ;
9.2 Em jogo serão admitidos, por equipa, cinco jogadores de campo, sendo um o guarda-redes;
9.3 Para que se possa realizar um jogo cada equipa deverá apresentar-se com um número mínimo de 5 jogadores;
9.4 O não cumprimento do ponto 9.3 implicará a atribuição de uma falta de comparência, o que resultará na atribuição de uma derrota de 5 – 0 .
9.5.  Os jogos terão o seu início no máximo com 5 minutos de tolerância sobre a hora marcada.
9.6.A falta de comparência de uma equipa a um jogo, implica o seu afastamento  imediato  da competição.
9.7. Nenhum jogo poderá prosseguir se uma das equipas ficar reduzida a menos de 3 jogadores, nesse caso, o resultado final será aquele que se verificar no momento da paragem do jogo.
9.8. A alteração do calendário de jogos só é possível de comum acordo das equipas.O pedido de alteração da data de terá de ser comunicado á organização no prazo mínimo de oito dias de antecedência.

9.6. DURAÇÃO DOS JOGOS

9.6.1. O Jogo será composto por 2 períodos de 15 minutos, com 5 minutos de intervalo;
9.6.2 Não haverá lugar a pedidos de descontos de tempo;
9.6.3 O tempo de jogo é controlado pela mesa na modalidade de “tempo corrido” sem paragens, excepto quando o jogo for interrompido por razões que o justifiquem (lesão de um jogador, bola fora muito afastada do recinto de jogo, esclarecimento à mesa e outras situações que o árbitro entenda necessárias).

9.7. EQUIPAMENTOS DOS JOGADORES
9.7.1 Os jogadores devem utilizar equipamento uniforme (camisola, calção, meias e sapatilhas), sendo obrigatório a utilização de caneleiras.

10. REGRAS DE JOGO
10.1.O Jogo será regulamentado pelas regras oficiais do Futsal, da responsabilidade da Federação Portuguesa de Futebol, com a aplicação dos seguintes pontos:
10.2.O lançamento lateral é realizado com o pé com a bola no local  em que saiu do espaço de jogo;
10.3.Nas reposições de bola em jogo e na marcação de livres o jogador adversário deverá estar colocado a pelo menos 5 metros da bola;
10.4.Na reposição da bola em Jogo com a mão pelo guarda-redes se a bola entrar directamente na baliza adversária não é considerado golo;
10.5.Os golos podem ser marcados de qualquer parte do campo, incluindo as áreas dos guarda-redes;
10.6.No caso de empate no fim do tempo regulamentar, será vencedora a equipa mais disciplinada (número de pontos no jogo)

10.6.1.PENALIZAÇÕES:
  1. Por cada cartão vermelho,1 pontos;


10.7. FALTAS E COMPORTAMENTO ANTI-DESPORTIVO

Em caso de comportamento anti-desportivo por parte de um aluno, o árbitro poderá expulsá-lo do jogo. Neste caso, o aluno não poderá voltar a jogar no mesmo encontro nem sentar-se no banco de suplentes, podendo ser substituído imediatamente por um jogador suplente.

10.8. CLASSIFICAÇÃO / PONTUAÇÃO

Para a classificação final serão aplicados os seguintes critérios de pontuação:
Vitória: 3 pontos;
Empate: 2 Pontos;
Derrota: 1 Ponto ;

 Falta de Comparência: excluído

10.8.1. FORMAS DE DESEMPATE
Em caso de igualdade pontual entre duas ou mais equipas serão aplicados os seguintes critérios de desempate:

A equipa que tiver maior pontuação nos jogos disputados entre as equipas empatadas;
.A equipa mais disciplinada;
A equipa que tiver maior número de golos marcados;
A equipa que tiver menor número de golos sofridos;
A equipa que tiver maior diferença entre golos marcados e sofridos nos jogos entre as equipas empatadas;
A equipa que tiver maior diferença entre golos marcados e sofridos no total dos jogos realizados entre todas as equipas.






Sem comentários:

Enviar um comentário